segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia Mundial de Combate à Hanseníase

No dia 31 de janeiro de 2010, todos os núcleos afiliados ao Morhan estarão desenvolvendo em seus municípios um dia de conscientização sobre o método de combate à hanseníase, um mal que só em 2008, foram registrados 39 mil novos casos da doença. Hoje o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) é reconhecido nacionalmente com inúmeros núcleos espalhados pelo Brasil, só aqui em Italva, a diretoria do Núcleo Projeto Vida Morhan de Italva está formando a sua nova diretoria para essa gestão, que impenhará seus trabalhos em prol da reabilitação das pessoas atingidas no município de Italva.

O Brasil é um dos três países que não conseguiram cumprir a meta, firmada em 1991, de ter um caso da doença para cada 100 mil habitantes até 2005.

O Ministério da Saúde reconhece que a meta não foi cumprida, mas ressalta que isso não é importante e que a taxa de prevalência vem caindo desde 2007. Segundo dados do ministério, em 1994 foram registrados 3.055 casos em menores de 15 anos. Em 2007, foram 2.148.

Porém muitos dados são oferecidos mas poucas soluções encontradas, isso mostra que a força do Morhan juntamente com os seus núcleos tem grande importância no país, pois enquanto o lado de lá não busca uma solução viável, a gente do lado de cá, se empenha para fazer o melhor ao próximo.

0 comentários: