sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hanseníase e a Fé mediante a cura


A lepra (ou hanseníase ou mal de Hansen, do nome de Gerhard Hansen, que identificou o agente da doença) é uma moléstia infecciosa crônica. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. A Bíblia é uma fonte de confusão quanto à existência da Hanseníase entre os judeus na época do êxodo. O termo “tsaraath”, no hebraico, significava uma condição anormal da pele dos indivíduos ,das roupas, ou das casas, que necessitava de purificação. Segundo o Livro Sagrado, o “tsaraath”na pele dos judeus seriam “manchas brancas deprimidas em que os pelos também se tornavam brancos”. Na tradução grega, a palavra “tsaraath”foi traduzida como lepra e “lepros”em grego, significa “algo que descama”.A palavra lepra também foi usada pelos gregos para designar doenças escamosas do tipo da Psoríase. A Hanseníase mesmo, eles chamavam de Elefantíase.

Em suma, nem sempre os que foram curados eram Hansenianos. Esse tipo de doença atingia qualquer um, independente de classe social, raça ou credo.

Como qualquer doença ela tem seu principal foco no espírito adoecido com certeza. A própria ciência já constatou que, a maioria das doenças são psicossomáticas, ou seja, derivadas da mente, da alma, do espírito e, dessa forma, se manifestando através de algum tipo de doença ou mal físico.

Já foi comprovado também que a fé pode melhorar um quadro clínico pois, através da força do pensamento, o indivíduo libera neuro-transmissores responsáveis pela função de acelerar o processo de cura. Sob o aspecto da conduta imprória, todos nós, sem excessão, temos nossas pequenas ou grandes mazelas, oriundas das nossas imperfeições...nossas alergias, nossa baixa imunidade, nossas doenças que vem e vão...tudo está ligado ao nosso espírito ainda profundamente impuro... e, através dos males físicos e do sofrimento, é que trilhamos o caminho da depuração espiritual...ninguém está isento de contrair uma doença se ela for a necessidade de seu aprendizado.Essa é a Postura de Deus, que é um Pai Justo, Bom e acima de tudo um Grande Educador!

1 comentários:

Cris Garcia disse...

Ao amigo,

Acabo de conhecer este blog e muito me alegro e ver definições claras, como a do post em questão para a problemática das doenças do corpo físico.
Sabemos sim, que todos os processos porque passamos são em vias educativas, vem como corrigendas, nos limitam muitas vezes, a fim de que aprendamos a lidar melhor com nosso veículo aqui na Terra... nosso corpo físico.
Sabemos que a cada um será dado segundo suas obras... mas cabe a nós nos disciplinar, nos vigiar, modificando nossos hábitos para o em proceder junto aos nossos irmãos, e fazer do amor ao próximo lição e norma de conduta junto de nossa consciência e nosso coração.

Meu contato mais direto com a Lepra, foi quando no ano de 2009, tive a oportunidade de conhecer a Colônia Padre Damião, também referenciada em outro post, visita que perdura até os dias de hoje, em trabalhos e assistência junto aos irmãos da Colônia.

São pessoas como nós, cada uma com seu fardo, mas acima de qualquer sentimento menor, cada um com sua FÉ!

E esta, acredite, nos comove e envolve de forma a crescermos com eles.

Entendemos que temos nossas provas e condições a serem passadas, mas acima de tudo devemos ter Fé no Pai que nos olha e espera em amor o nosso regresso, com êxito, à Pátrio Espiritual.

Por isso abracemos nossos irmãos em trabalho e dedicação à causa do "Amai-vos uns aos outros..."

Um abraço.

Cris.